> Tratamento > Nariz > Rinite

Rinite


RINITE ALÉRGICA

O que é?
A Rinite Alérgica é uma inflamação da mucosa de revestimento do nariz causada pelo contato com determinados elementos (alérgenos) num paciente que nasceu com a característica de desenvolver a alergia. Trata-se de uma doença crônica que não tem cura, mas tem controle.
Acomete cerca de 30% da população, sendo mais prevalente nas crianças. Geralmente existe história familiar presente. Quando os pais apresentam rinite alérgica, a chance do filho em desenvolver a doença é de 80%.
Os alérgenos mais freqüentes são: pó, mofo, pêlos de cães, pêlos de gatos e pólen.
O paciente com rinite alérgica pode apresentar sintomas de entupimento nasal (obstrução nasal), coceira do nariz e dos olhos, espirros, nariz escorrendo (coriza) associados ou não a redução ou ausência do cheiro (hiposmia). Geralmente o paciente comenta que está “sempre gripado”, podendo ter dificuldade para dormir com conseqüente sonolência excessiva durante o dia, que compromete suas atividades diárias. Outra queixa freqüente é o entupimento do nariz “trocar de lado” conforme o lado em que está deitado na cama.

Como posso tratar?
O tratamento da rinite alérgica pode ser feito da seguinte forma:

1. Higiene ambiental: consiste em evitar o que geram os sintomas de rinite.
Assim, deve-se retirar tudo que acumule pó dentro de casa, especialmente no quarto do paciente com rinite alérgica; evitando cortinas de pano, carpetes e tapetes, trocando o cobertor por edredon e retirando bichos de pelúcia. O ideal é limpar frequentemente o ambiente com pano úmido para que se elimine, ao máximo, o pó.
Animais de estimação com pêlo, como cães e gatos devem ficar fora de casa e antes de entrar em casa, o morador que brincou com os mesmos deve lavar as mãos, evitando que ácaros dos pêlos sejam levados para o ambiente domiciliar. Antes de chegar o inverno, sempre é válido lavar as roupas de frio e de cama que serão utilizadas, evitando o contato com os ácaros.

2. Tratamento com medicação
A lavagem nasal freqüente com solução fisiológica é de grande importância e eficácia; eliminando de dentro do nariz o que inicia o processo inflamatório e reduzindo portanto, os sintomas. Não tem efeito colateral e não tem contra-indicações.
Na maioria dos pacientes com rinite alérgica, o tratamento clínico com corticóide tópico no nariz (raros efeitos colaterais), associado ou não a comprimidos antialérgicos são suficientes para controlar os sintomas do paciente.

3. Imunoterapia ( Vacinas)
Indicada nos pacientes com rinite alérgica que apresentam quadros severos não controláveis com medicação

4. Cirurgia na Rinite Alérgica (Cirurgia dos cornetos/ Turbinectomia)
A cirurgia na rinite alérgica está indicada nos pacientes que não melhoram com tratamento clínico (remédios e/ou vacinas) e que mantêm queixa importante de nariz tampado. Trata-se da cirurgia para redução dos cornetos nasais, também chamada de turbinectomia ou turbinoplastia.


RINITE MEDICAMENTOSA

O que é?
Rinite Medicamentosa é a inflamação da mucosa de revestimento do nariz causada pelo uso abusivo de vasoconstritor tópico nasal (descongestionante tópico nasal). O vasoconstritor tópico nasal gera um efeito descongestionante potente e rápido que melhora o nariz tampado em alguns minutos, por agir reduzindo o tamanho dos cornetos nasais. Quando o paciente utiliza o vasoconstritor tópico nasal de forma inadequada (por mais de 10dias) pode evoluir com dependência do mesmo. Assim, o paciente refere que está “viciado” no remédio, e não consegue parar de usá-lo. O uso inadequado gera um efeito que é denominado “efeito rebote”; ou seja: inicialmente melhora o nariz tampado, mas depois o corneto aumenta rapidamente de tamanho, obrigando o paciente a usar novamente a medicação, perpetuando o ciclo.

Como posso tratar?
1. Tratamento com medicação
Dificilmente o paciente com rinite medicamentosa consegue parar a medicação sem orientação do otorrinolaringologista. O médico deve associar outras medicações para desobstruir o nariz tampado (como corticóide tópico nasal e descongestionantes orais), até que o paciente consiga parar as gotas tópicas no nariz. Depois de melhorar completamente com a medicação adequada, o otorrinolaringologista tenta suspender os remédios introduzidos. Uma observação importante: Os corticóides tópicos nasais NÃO viciam e apresentam pouquíssimos efeitos colaterais. A lavagem nasal freqüente com solução fisiológica é, também na rinite medicamentosa, de grande importância e eficácia; não tem efeito colateral e não tem contra-indicações.

2. Cirurgia na rinite medicamentosa (Cirurgia dos cornetos/ Turbinectomia)
A cirurgia na rinite medicamentosa está indicada nos pacientes que não melhoram com tratamento clínico (remédios) e que mantêm queixa importante de nariz tampado. Trata-se da cirurgia para redução dos cornetos nasais, também chamada de turbinectomia ou turbinoplastia.


RINITE IRRITATIVA

O que é?
Rinite irritativa é a inflamação da mucosa de revestimento do nariz causada pelo contato com substâncias que irritam a mucosa e estimulam um processo inflamatório gerando sintomas de entupimento nasal (obstrução nasal), coceira do nariz, espirros, nariz escorrendo (coriza) associados ou não a redução ou ausência do cheiro (hiposmia).
Geralmente é desencadeado por cheiros fortes e fumaça do cigarro.


Como posso tratar?
Mais uma vez, a melhor forma de prevenção é evitar o que causa a rinite irritativa, utilizando produtos de limpeza sem cheiro, perfumes mais leves, evitando ambientes com cigarro. No entanto, nem sempre é possível controlar esses fatores externos, e quando isso ocorre, é necessário o tratamento com medicação.


1. Tratamento com medicação
O tratamento dos pacientes com rinite irritativa é semelhante ao tratamento da rinite alérgica. A lavagem nasal freqüente com solução fisiológica é de grande importância e eficácia; eliminando de dentro do nariz o que inicia o processo inflamatório e reduzindo, portanto, os sintomas. Não tem efeito colateral e não tem contra-indicações.
O uso de corticóide tópico no nariz (raros efeitos colaterais), associado ou não a comprimidos antialérgicos são suficientes para controlar os sintomas do paciente.


2. Cirurgia na rinite irritativa (Cirurgia dos cornetos/ Turbinectomia)
A cirurgia na rinite irritativa está indicada nos pacientes que não melhoram com tratamento clínico (remédios) e que mantêm queixa importante de nariz tampado. Trata-se da cirurgia para redução dos cornetos nasais, também chamada de turbinectomia ou turbinoplastia.


RINITE VASOMOTORA OU IDIOPÁTICA

O que é?
Rinite vasomotora ou idiopática é a inflamação da mucosa de revestimento do nariz causada pela mudança brusca de temperatura. Dessa forma, geralmente o paciente se queixa de entupimento nasal (obstrução nasal), espirros e nariz escorrendo (coriza), geralmente ao sair da cama pela manhã ou ao sair do banho. Esse mecanismo pode estar presente em todas as formas de rinite.

Como posso tratar?
Manter o corpo sempre aquecido, pode ajudar no controle dos sintomas da Rinite vasomotora ou idiopática, mas nem sempre é possível e, nestes casos, medicações podem ajudar


1. Tratamento com medicação:
O uso de corticóide tópico no nariz, associado ou não a comprimidos antialérgicos com descongestionantes controlam os sintomas do paciente com Rinite vasomotora ou idiopática. A lavagem nasal com solução fisiológica é sempre indicada; eliminando qualquer processo inflamatório existente dentro do nariz. Não tem efeito colateral e não tem contra-indicações.


2. Cirurgia na Rinite vasomotora ou idiopática (Cirurgia dos cornetos/ Turbinectomia)
A cirurgia na Rinite vasomotora ou idiopática está indicada nos pacientes que não melhoram com tratamento clínico (remédios) e que mantêm queixa importante de nariz tampado. Trata-se da cirurgia para redução dos cornetos nasais, também chamada de turbinectomia ou turbinoplastia.


RINITE NA GRAVIDEZ

O que é?
Rinite na gravidez é a inflamação da mucosa de revestimento do nariz que ocorre nas últimas 6 semanas de gravidez, levando ao entupimento nasal sem outros sintomas alérgicos ou infecciosos. Geralmente desaparece completamente 2 semanas após o parto, acometendo cerca de 30 a 40 % das grávidas.


Como posso tratar?
1. Tratamento com medicação
Um grande cuidado deve se ter no tratamento da Rinite na gravidez com medicações, pelo risco de causar alguma lesão ao bebê. A boa notícia é que hoje existem medicações que são eficazes e seguras, com comprovação científica, que reduzem os sintomas da paciente. A lavagem nasal com solução fisiológica é sempre indicada; eliminando qualquer processo inflamatório existente dentro do nariz. Não tem efeito colateral e não tem contra-indicações.


2. Cirurgia na Rinite na gravidez (Cirurgia dos cornetos/ Turbinectomia)
A cirurgia na Rinite na gravidez não está indicada uma vez que os sintomas desaparecem 2 semanas após o parto.

DICAS SÃO SEMPRE BEM VINDAS!!
1. Inicialmente vamos evitar o que gera os sintomas de rinite! Retire tudo que acumule pó dentro de casa e especialmente do quarto: evite cortinas de pano, carpetes e tapetes, troque o cobertor por edredon e retire bichos de pelúcia
2. Limpe frequentemente o ambiente com pano úmido para que se elimine o pó.
3. Evite fumar dentro de casa
4. Animais de estimação com pêlo, como cães e gatos devem ficar fora de casa e antes de entrar em casa, o morador que brincou com os mesmos deve lavar as mãos, evitando que ácaros dos pêlos sejam levados para o ambiente domiciliar.
5. Antes de chegar o inverno, lave as roupas de frio e de cama que serão utilizadas, evitando o contato com os ácaros.
6. Lave sempre o nariz com solução fisiológica. Não tem efeito colateral e não tem contra-indicações! Ë um procedimento simples e altamente eficaz!



A lavagem do nariz com soro fisiológico 0,9% é sempre uma grande aliada.

.:: Dra. Francini Pádua ::.
criação de site MONTOO · otimização de site EXIBOO