> Procedimentos

Procedimentos / Cirurgias

Receber do médico uma indicação de cirurgia não é nada fácil; especialmente quando esta indicação é para que nosso filho seja operado. Assim, quanto mais esclarecido o paciente e os pais estiverem, mais tranqüilo é o procedimento. Por isso, não tenham medo ou vergonha de perguntar cada detalhe da cirurgia para seu médico: como é o preparo pré-operatório, quanto tempo de jejum é necessário, como é exatamente a anestesia que será usada, o que vai acontecer no pós-operatório em relação a possíveis quadros de dor e sangramentos, quanto tempo é a recuperação... Enfim procure mais e mais informações e esclareça todas suas dúvidas! É o seu direito e um dever do médico!

Todos as cirurgias são realizadas por uma mesma Equipe que trabalha junta há vários anos e que tem experiência e competência na Área da Otorrinolaringologia. Esta amizade e confiança em cada membro de nossa Equipe nos dão a tranqüilidade para fazermos o melhor por nosso paciente, de forma que a satisfação é obtida não só pela Equipe Médica, mas principalmente pelo paciente e sua família.

No dia da cirurgia, nosso anestesista sempre passa no quarto para conhecer pessoalmente o paciente. É a hora de esclarecer mais dúvidas que por ventura tenham ficado! Neste momento, é prescrita uma medicação para tirar a ansiedade do paciente, seja ele adulto ou criança, e encaminhá-lo para o centro cirúrgico somente após efeito da medicação. Assim, aquela ansiedade natural de quem vai ser operado desaparece e a Equipe Médica pode cuidar de seu paciente sem perturbá-lo. Bom para a Equipe, e melhor para o paciente!

Quase todas as pessoas que vão ser operadas têm medo da anestesia. Hoje em dia, no entanto, a anestesia é muito segura, e o paciente fica monitorizado o tempo todo. Isto significa que temos o controle do ritmo do coração através do eletrocardiograma, do oxigênio e do gás carbônico no sangue, da pressão e da freqüência cardíaca. Qualquer possibilidade de alteração é indicada por um apito do computador do anestesista, que logo toma alguma atitude para resolver qualquer alteração inesperada. Daí a importância dos exames pré-operatórios: é através deles que o anestesista conhece um pouco mais do funcionamento do corpo do paciente com suas próprias particularidades! A anestesia é geral e intravenosa; o que significa que toda a medicação é dada através da veia do paciente, evitando a inalação de gases. Por essa característica, o paciente acorda logo após o procedimento cirúrgico tranquilamente, sendo capaz de conversar com toda a Equipe Médica, sem sentir desconfortos de náuseas e vômitos que são tão comuns quando a anestesia inalatória é utilizada.

Assim que o procedimento é encerrado, e o paciente acorda, a Equipe Médica entra em contato com a família para tranqüilizá-la e convidar aos pais, nos casos de crianças pequenas, para ficarem próximos de seus filhos dentro do centro cirúrgico quando o mesmo estiver na sala de recuperação da anestesia. Dessa forma, a criança se sente mais tranqüila e segura.

Falando em sala de recuperação da anestesia; este é o lugar que todos os pacientes que operam são levados após a cirurgia. Uma vez que o anestesista confirma que o paciente está bem, ele é autorizado a ir para seu quarto juntamente com seus familiares. E nossa Equipe deseja uma ótima recuperação

 

Esteja sempre atenta as alterações de comportamento do seu filho; podem ser um indicativo de que algo não está adequado na saúde dele.

.:: Dra. Francini Pádua ::.
criação de site MONTOO · otimização de site EXIBOO