> Tratamento > Nariz > Desvio de Septo

Desvio de Septo

O septo nasal é uma estrutura de sustentação do nariz formada anteriormente por cartilagem e posteriormente por osso. É posicionado no centro do nariz e divide o mesmo em duas fossas nasais por onde o ar passa. Assim, se há um desvio de septo, dependendo da severidade do desvio, pode causar mais ou menos sensação de nariz tampado, promovendo ou não roncos no paciente.

Sabe-se que cerca de 85% da população apresenta algum grau de desvio de septo e, portanto, não é porque você tem desvio de septo que deva ser operado! Nesta hora, a avaliação do otorrinolaringologista é essencial para mostrar a relação do seu desvio de septo com sua sensação de nariz tampado. A rinite pode ser uma doença associada e deve ser avaliada conjuntamente.

Não existem medicações para reduzir ou amenizar o desvio de septo. Assim, quando o desvio de septo é uma das causas de nariz tampado, deve ser tratado com uma cirurgia de correção do desvio de septo, denominada septoplastia.

1. Vacine-se anualmente! Você pode evitar as complicações da gripe como a pneumonia. Especialmente nas crianças, nos idosos e em pacientes com doenças crônicas.
2. A gripe e o resfriado são infecções virais que se resolvem em no máximo 10 dias. Devem ser tratados inicialmente com sintomáticos para alívio da dor, da febre e do mal estar. Atenção a possíveis alergias aos medicamentos.
3. A lavagem do nariz com solução fisiológica também deve ser feita em abundância para facilitar a eliminação do catarro. Não tem efeito colateral e não tem contra-indicações! Ë um procedimento simples e altamente eficaz!
4. Se o paciente não estiver melhorando ou estiver piorando após 5 dias, o médico otorrinolaringologista deve ser procurado.

Preste atenção as alterações respiratórias do seu filho, principalmente após a fase do estirão do crescimento.