> Tratamento > Nariz > Sinusite

Sinusite

SINUSITE AGUDA

O que é?
Sinusite aguda é todo o processo inflamatório da mucosa que reveste o nariz e os seios paranasais (seios da face), com duração máxima de 12 semanas.
Sabe-se que 95% das sinusites agudas bacterianas são precedidas por um episódio viral (gripe ou resfriado).
O paciente que apresenta sinusite aguda pode apresentar os seguintes sintomas: entupimento nasal (obstrução nasal), nariz escorrendo (rinorréia anterior), ou presença de catarro que cai do nariz para a garganta (rinorréia posterior), associados ou não a redução ou ausência do cheiro (hiposmia), dor de cabeça, tosse e febre; os 2 últimos mais freqüentes nos casos de sinusite aguda nas crianças.
Um dado interessante é notar que os sintomas da sinusite aguda são semelhantes aos sintomas da gripe e resfriado. Assim, o que os diferencia é o tempo dos sintomas e a piora ou não do quadro.
O diagnóstico da sinusite aguda é feito através dos sintomas e do exame físico, NÃO SENDO NECESSÁRIO o uso de Raio x!! Assim, confie no seu médico quando ele não solicita exame complementar para o diagnóstico!

Como posso tratar?
1. Tratamento com medicação
Quando os sintomas da gripe e resfriado persistem por mais de 10 dias, ou estão piorando a partir do 4-5º dia, estamos provavelmente diante de uma sinusite aguda. Neste momento, o médico otorrinolaringologista deve ser procurado, e é através do exame físico, com a visualização de pus ou inflamação importante no nariz que o diagnóstico é feito.
Hoje há uma tendência a usar antibiótico o menos possível, e estritamente quando necessário - na sinusite aguda e em outras infecções- para que não haja aumento da resistência aos antibióticos pelas bactérias. Dessa forma, se sua sinusite for leve, o médico otorrinolaringologista pode te prescrever apenas um corticóide tópico nasal - que não engorda e não causa dependência! – que é uma excelente medicação para desobstruir os óstios de drenagem dos seios paranasais (seios da face), que se encontram obstruídos pela inflamação aguda, permitindo a eliminação do catarro/pus retido nos seios, favorecendo o alívio dos sintomas.
A lavagem nasal com solução fisiológica é sempre indicada; ajuda a fluidificar o catarro facilitando sua eliminação. Não tem efeito colateral e não tem contra-indicações.
Quando a sinusite aguda é severa, o médico otorrinolaringologista pode prescrever antibióticos, sempre associados ao corticóide tópico nasal e à lavagem nasal com solução fisiológica.

2. Cirurgia na Sinusite Aguda (Cirurgia da sinusite / Sinusectomia)
A cirurgia na sinusite aguda está indicada nos casos de complicação. Espera-se normalmente que o paciente melhore em 72hs após antibiótico; e se não melhorar, outro antibiótico pode ser prescrito no paciente com sinusite aguda. A falha terapêutica após 2 antibióticos é um indicativo de solicitação de tomografia computadorizada para ver se há alguma complicação da sinusite aguda. Se a infecção estiver se “espalhando” para os olhos ou para o cérebro, a cirurgia é indicada.

SINUSITE CRONICA
O que é?
Sinusite crônica é todo o processo inflamatório da mucosa que reveste o nariz e os seios paranasais (seios da face), com duração maior que 12 semanas.
A sinusite crônica é uma das doenças mais estudadas recentemente, pois ainda não conhecemos todas as causas do problema; e dessa forma, ainda não existe o tratamento ideal. Assim é uma doença que até o presente momento não tem cura, mas tem controle.
Os sintomas da sinusite crônica são semelhantes ao da sinusite aguda: entupimento nasal (obstrução nasal), nariz escorrendo (rinorréia anterior), ou presença de catarro que cai do nariz para a garganta (rinorréia posterior), associados ou não a redução ou ausência do cheiro (hiposmia) e a dor de cabeça.
O diagnóstico da sinusite crônica também é realizado através dos sintomas e do exame físico, NÃO SENDO NECESSÁRIO o uso de Raio x!! Assim, confie sempre no seu médico quando ele não solicita exame complementar para o diagnóstico!
Uma diferença da sinusite crônica com a sinusite aguda, é que o médico pode solicitar uma Tomografia Computadorizada de Seios Paranasais nos pacientes com sinusite crônica, caso queira procurar por fatores anatômicos ou outras alterações que estejam causando a sinusite crônica.

Como posso tratar?
1. Tratamento com medicação:

Sabemos que a sinusite crônica é uma doença inflamatória, que surge num paciente com predisposição para desenvolver a doença. Assim, o tratamento da sinusite crônica é baseado na tentativa de reduzir a inflamação através do uso de corticóide tópico nasal, corticóide oral, macrolídeos em dose baixa e tempo prolongado, sempre associado à lavagem nasal com solução fisiológica; uma vez que ajuda na eliminação do catarro retido e da inflamação. Não tem efeito colateral e não tem contra-indicações.

2. Cirurgia na Sinusite Crônica (Cirurgia da sinusite / Sinusectomia)
Quando o paciente com sinusite crônica não apresenta melhora com as medicações, a cirurgia da sinusite que é denominada de sinusectomia pode ser indicada. A Cirurgia da sinusite / Sinusectomia é a abertura dos óstios de drenagem dos seios paranasais (seios da face), facilitando a drenagem do catarro retido nos seios, gerando alívio dos sintomas da sinusite.
Outra indicação da Cirurgia da sinusite / Sinusectomia é quando a causa da sinusite crônica é uma alteração anatômica, como um desvio de septo, por exemplo, que esteja bloqueando os óstios de drenagem. Nestes casos, além da abertura dos óstios dos seios, a correção do desvio de septo também é realizada.

SINUSITE CRÔNICA COM POLIPOSE NASAL

O que é?
Sinusite Crônica com Polipose Nasal é todo o processo inflamatório da mucosa que reveste o nariz e os seios paranasais (seios da face), com duração maior que 12 semanas associada à presença de polipose nasal ao exame físico do nariz. Definimos polipose nasal como a presença bilateral de múltiplos pólipos, semelhantes a cachos de uvas gelatinosos e transparentes, que surgem por causa da inflamação crônica do paciente com sinusite crônica.
O que ainda não é compreendido por toda a comunidade médica é o porquê de alguns pacientes com sinusite crônica evoluirem com polipose nasal e outros não.
Os sintomas da Sinusite Crônica com Polipose Nasal são semelhantes ao dos pacientes com Sinusite Crônica sem Polipose Nasal, mas dependendo do tamanho da polipose nasal, a sensação de nariz tampado é maior.

Como posso tratar?
1. Tratamento com medicação:
Da mesma forma que a Sinusite Crônica sem Polipose Nasal , a sinusite crônica com Polipose Nasal é uma doença inflamatória, que surge num paciente com predisposição para desenvolver a doença.
Assim, o tratamento da sinusite crônica com Polipose Nasal também é baseado na tentativa de reduzir a inflamação através do uso de corticóide tópico nasal e corticóide oral, sempre associados à lavagem nasal com solução fisiológica; uma vez que ajuda na eliminação do catarro retido e da inflamação. Não tem efeito colateral e não tem contra-indicações.

2. Cirurgia na Sinusite crônica com Polipose Nasal (Cirurgia da sinusite / Sinusectomia)
Quando o paciente com sinusite crônica com Polipose Nasal não apresenta melhora com as medicações, a cirurgia da sinusite que é denominada de sinusectomia pode ser indicada. A Cirurgia da sinusite / Sinusectomia é a abertura dos óstios de drenagem dos seios paranasais (seios da face), facilitando a drenagem do catarro retido nos seios, gerando alívio dos sintomas da sinusite. Associa-se à mesma, a remoção da polipose nasal, gerando conforto imediato para o paciente especialmente no que diz respeito à melhora da sensação de nariz tampado. Da mesma forma que na sinusite crônica sem Polipose Nasal, no pós operatório dos pacientes com sinusite crônica com Polipose Nasal, o uso de corticóide tópico nasal deve ser mantido assim como a lavagem nasal com solução fisiológica.

DICAS SÃO SEMPRE BEM VINDAS!!
1. Trate adequadamente um quadro de gripe e resfriado para que não haja infecção por bactéria e não evolua para uma sinusite
2. Procure um otorrinolaringologista e mantenha sua rinite sempre controlada para não complicar com uma sinusite
3. A lavagem do nariz com solução fisiológica sempre pode ajudar. Não tem efeito colateral e não tem contra-indicações! Ë um procedimento simples e altamente eficaz!



Tosse e dor de cabeça pode ser simtomas de sinusite.

.:: Dra. Francini Pádua ::.
criação de site MONTOO · otimização de site EXIBOO