> Procedimento > Cirurgia > Nariz > Rinite

Cirurgia da Rinite (Turbinectomia/Turbinoplastia)

Indicações:
Pacientes com rinite que apresentam queixa de nariz tampado, associado ou não a roncos, que não melhoram com o tratamento clínico.

Objetivo:
Melhorar a respiração do paciente.

Técnica Cirúrgica:
Todo o procedimento é realizado por dentro do nariz, com uma câmera denominada endoscópio, de forma que o paciente não apresenta cicatrizes no pós-operatório.
A cirurgia consiste em remover parcialmente os cornetos nasais bilateralmente com instrumentos adequados. Cauterização elétrica é realizada para evitar sangramentos e a cirurgia é encerrada.Geralmente nossa Equipe Médica NÃO utiliza tampões dentro do nariz, o que causa um maior conforto pós-operatório ao paciente.

Obs: Quando a cirurgia de correção do septo é realizada em conjunto com a cirurgia na rinite, é colocada uma fina lâmina de silicone (“splint nasal”) entre o septo nasal e os cornetos nasais para que não haja aderência entre essas estruturas no pós-operatório. O “splint nasal” NÃO é um tampão nasal; e o paciente não percebe que o mesmo se encontra dentro do nariz.

Pós-operatório:
DOR: Geralmente o paciente não sente dor; e quando sente, refere uma sensação de “ardor” no primeiro dia (por causa da luz do endoscópio) ou uma sensação de congestão facial por retenção de sangue durante a cirurgia, que melhora com a lavagem nasal com solução fisiológica em abundância.

SANGRAMENTO: Pode ocorrer um sangramento leve pelo nariz, no decorrer do dia da cirurgia, que desaparece no dia seguinte; e que é tratado com compressas frias em face e manutenção de ar frio no quarto do paciente, enquanto o mesmo está internado.

NARIZ TAMPADO: O paciente sai da cirurgia com a “respiração aberta”, mas no decorrer do dia, pode ter a sensação de estar gripado, uma vez que os cornetos inflamam pela manipulação cirúrgica e aumentam gradativamente de tamanho. Esta sensação melhora com a lavagem nasal com solução fisiológica em abundância.

ALIMENTAÇÃO: No primeiro dia de cirurgia sugerimos alimentação mais fria. Após este período não há restrições quanto à alimentação.

ALTA HOSPITALAR: O paciente pode receber alta no mesmo dia, mas nossa Equipe Médica prefere dar alta no dia seguinte; assim, este pequeno sangramento que pode ocorrer não causa ansiedade no paciente e sua família, e a enfermagem treinada do Hospital tranqüiliza a todos com seus cuidados.

ATIVIDADES FÍSICAS: Na primeira semana, pedimos ao paciente que evite a realização de esportes, atividades que demandam esforço físico, assim como a exposição ao sol.

RETORNO AO CONSULTÓRIO MÉDICO: O primeiro retorno ocorre em 7 a 10 dias. O “splint nasal”, quando presente, é retirado neste momento, de forma indolor, no próprio consultório.

RETORNO AO TRABALHO: Como não há quadro de dor, o paciente consegue retornar às suas atividades de escritório rapidamente. No entanto, devemos sempre lembrar que uma cirurgia foi feita e cuidar de si próprio neste momento, é muito importante.

Panos úmidos são os melhores companheiros na hora de limpar a casa pois evitam que o pó se espalhe.