> Procedimento > Cirurgia > Nariz > Sinusite

Cirurgia da Sinusite (Sinusectomia)

Indicações: Pacientes com sinusite crônica com ou sem polipose nasal, que apresentam queixa de nariz tampado, associado ou não a redução do cheiro e presença de catarro no nariz que constantemente cai para a garganta, e não melhoram com o tratamento clínico.

Objetivo:
Melhorar a drenagem dos seios paranasais (seios da face), facilitando a eliminação do catarro preso nos seios e promovendo a ventilação dos mesmos, bem como melhorar a sensação de nariz tampado. No caso da presença da polipose nasal, pretende-se remover os pólipos do nariz.

Técnica Cirúrgica:
Todo o procedimento é realizado por dentro do nariz, com uma câmera denominada endoscópio, de forma que o paciente não apresenta cicatrizes no pós-operatório.
A cirurgia consiste em remover delicadamente estruturas que dificultam a drenagem dos seios da face com instrumentos adequados, facilitando a drenagem de catarro produzido diariamente pelos seios. De acordo com o seio da face acometido, pode-se ampliar a drenagem do seio maxilar, etmoidal, frontal ou esfenoidal. Os pólipos nasais, quando presentes, são removidos bilateralmente.
Geralmente nossa Equipe Médica NÃO utiliza tampões dentro do nariz, o que causa um maior conforto pós-operatório ao paciente.

Obs: A cirurgia de correção do septo pode ser realizada em conjunto com a cirurgia da sinusite, especialmente quando o desvio de septo obstrui a via de acesso para os seios da face.

Pós-operatório:
DOR: Geralmente o paciente não sente dor; e quando sente, refere uma sensação de “ardor” no primeiro dia (por causa da luz do endoscópio) ou uma sensação de congestão facial por retenção de sangue durante a cirurgia, que melhora com a lavagem nasal com solução fisiológica em abundância.

SANGRAMENTO: Pode ocorrer um sangramento leve pelo nariz, no decorrer do dia da cirurgia, que desaparece no dia seguinte; e que é tratado com compressas frias em face e manutenção de ar frio no quarto do paciente, enquanto o mesmo está internado.

NARIZ TAMPADO: Geralmente não incomoda o paciente. Quando presente, esta sensação melhora com a lavagem nasal com solução fisiológica em abundância.

ALIMENTAÇÃO: No primeiro dia de cirurgia sugerimos alimentação mais fria. Após este período não há restrições quanto à alimentação.

ALTA HOSPITALAR: O paciente pode receber alta no mesmo dia, mas nossa Equipe Médica prefere dar alta no dia seguinte; assim, este pequeno sangramento que pode ocorrer não causa ansiedade no paciente e sua família, e a enfermagem treinada do Hospital tranqüiliza a todos com seus cuidados.

ATIVIDADES FÍSICAS: Na primeira semana, pedimos ao paciente que evite a realização de esportes, atividades que demandam esforço físico, assim como a exposição ao sol.

RETORNO AO CONSULTÓRIO MÉDICO: O primeiro retorno ocorre em 7 a 10 dias.

RETORNO AO TRABALHO: Como não há quadro de dor, o paciente consegue retornar às suas atividades de escritório rapidamente. No entanto, devemos sempre lembrar que uma cirurgia foi feita e cuidar de si próprio neste momento, é muito importante.


 

Lavagens nasais com soro fisiológico 0,9% ajudam a melhorar os sintomas.

.:: Dra. Francini Pádua ::.
criação de site MONTOO · otimização de site EXIBOO