> Sintomas > Apnéia

Apnéia

Apnéia do sono é a parada respiratória que pode ocorrer durante o sono do indivíduo, seja ele um adulto ou uma criança. O indivíduo pára de respirar por alguns segundos e recupera a respiração como se tivesse perdido o fôlego enquanto dormia e acorda para recuperá-lo.

Nas crianças, uma das principais causas de apnéia do sono é o aumento das adenóides e das amígdalas. As adenóides e as amígdalas são consideradas órgãos linfóides, produtores de anticorpos que ajudam a combater as infecções do trato respiratório superior. A partir dos 2 anos de idade até os 6 anos, aproximadamente, o organismo estimula o crescimento das adenóides e das amígdalas. Assim, se no decorrer desse período as mesmas não trouxerem repercussão negativa para as crianças, nada precisa ser feito. Por outro lado, se as mesmas crescerem muito, podem prejudicar a respiração levando ao ronco e a apnéia do sono em algumas crianças.

Nos adultos, a apnéia do sono pode ser causada por alguns fatores que quando se associam pode tornar o quadro mais grave. O paciente obeso pode apresentar um maior acúmulo de gordura no pescoço e ter a passagem de ar para os pulmões reduzida. Além disso, a apnéia do sono também pode ser causada pelo aumento das amígdalas assim como por uma língua relativamente grande para aquela boca. Ao deitar-se, a língua e/ou as amígdalas podem ser jogadas posteriormente dificultando a passagem de ar. Pacientes com mandíbula deslocada posteriormente (retrognatismo) também apresentam maior tendência a apnéia do sono.

Sono agitado, falta de concentração, dificuldade de aprendizado são conseqüências da apnéia. Melhore a qualidade de vida do seu filho. Procure um otorrino.

.:: Dra. Francini Pádua ::.
criação de site MONTOO · otimização de site EXIBOO