> Sintomas > Dor > Ouvido

Dor de Ouvido

Existem várias causas de dor de ouvido que podem ser geradas por alguma alteração no próprio ouvido, ou serem curiosamente geradas em outras regiões da cabeça, como na articulação têmporo-mandibular ou na garganta.

A articulação têmporo-mandibular ou ATM comunica o osso do ouvido com a mandíbula e é importante para os movimentos de abertura da boca. Quando há disfunção dessa articulação o paciente pode apresentar estalos ao abrir e fechar a boca, ranger os dentes enquanto dorme, sentir dor de cabeça na parte lateral da cabeça assim como se queixar somente de dor de ouvido. Geralmente está associado a um momento de maior tensão ou ansiedade da vida do paciente. Ao procurar o médico otorrinolaringologista por causa da dor de ouvido, não são encontradas alterações no mesmo. Ao palpar a ATM do paciente, podem ser observados estalos e/ou dor. Outro achado pode ser a alteração da mordida.

Outra causa de dor de ouvido sem alterações no mesmo pode ser a presença de uma amigdalite. Um dos nervos que passa pela faringe na área das amígdalas emite um ramo que corre em direção ao ouvido e desta forma o paciente apresentará não somente dor ao engolir e febre, como pode apresentar dor de ouvido associada.

As causas mais freqüentes de dor de ouvido, no entanto, são aquelas geradas por alterações no próprio ouvido.

A presença de cera (ou cerúmen) no canal externo do ouvido pode gerar dor de ouvido quando está impactada no mesmo; o que ocorre especialmente nos pacientes que têm o hábito de tentar limpar o ouvido com auxílio das hastes de algodão (ex. cotonete). Enquanto o próprio organismo tenta colocar o excesso de cera para fora, a mesma é empurrada para dentro quando se tenta removê-la com as hastes.

As otites também causam dor de ouvido, e podem ser separadas em otites externas e médias. As otites externas ocorrem com mais freqüência em pacientes que tiveram contato com água, e por isso são mais freqüentes no verão, quando os mergulhos nas piscinas e no mar são intensificados, ou em pacientes que praticam esportes aquáticos. Por deixar a pele do canal externo do ouvido úmida e menos protegida, e a infecção é facilitada. O paciente pode cursar não somente com dor de ouvido como com coceira e secreção saindo pelo mesmo.

Na otite média aguda há acúmulo de catarro dentro do ouvido, atrás do tímpano, que não consegue sair. Como se fosse uma "bexiga", o tímpano se distende e gera a dor de ouvido. Geralmente ocorre em pacientes que tiveram um quadro de resfriado ou gripe prévio e não foi adequadamente tratado. Além da dor, o paciente pode cursar com diminuição da audição, referindo sensação de ouvido tampado e febre.



Compressas mornas no ouvido com dor associado a analgésico podem auxiliar enquanto o médico não é consultado.

.:: Dra. Francini Pádua ::.
criação de site MONTOO · otimização de site EXIBOO