> Sintomas > Zumbido

Zumbido

Existem muitas causas de zumbido. Muitas vezes, pequenas causas se somam e geram um zumbido que passa a incomodar o paciente. Assim, o tratamento do zumbido, inicialmente, é a busca de fatores causais e a resolução dos mesmos. Caso não haja melhora do sintoma após a retirada das causas, medicações podem ser tentadas bem como terapia sonora ambiental.

De uma forma geral, a causa mais freqüente de zumbido é a presença de alguma alteração no ouvido, que tenha levado à redução da audição. Assim, durante a investigação diagnóstica do paciente com zumbido é importante o exame cuidadoso do ouvido na busca por cera (cerúmen), infecções da orelha externa ou orelha média, que possam ser tratados o mais rapidamente possível. Geralmente o zumbido desses pacientes surge de forma recente, e o tratamento da causa é suficiente para a melhora do mesmo. Zumbido de longa duração pode ser causado pela redução da audição no paciente com otosclerose ou presbiacusia, e o tratamento do mesmo é obtido com a melhora da audição.

Outra causa importante de zumbido é a disfunção metabólica. Pacientes que apresentam alteração do açúcar no sangue, do colesterol, triglicérides, hormônios da tireóide entre outros, podem evoluir com sensação de zumbido, que melhora com o retorno dos níveis normais no sangue.

Dentre as causas metabólicas de zumbido, o abuso de cafeína também é um fator importante, e a mesma está presente no café, no chocolate, no chá preto e chá mate, no chimarrão, assim como em alguns refrigerantes. A sugestão é que seja ingerido, no máximo, 3 xícaras pequenas de café por dia; lembrando da somatória do café com os outros alimentos e bebidas citados.

A Disfunção da Articulação têmporo-mandibular (ATM) também pode ser uma causa de zumbido, que melhora com o tratamento adequado da disfunção.

A ansiedade e o stress podem ser causadores do zumbido ou agravantes de um zumbido já existente. Dessa forma, alguns pacientes são orientados a buscar paralelamente orientação psicológica.

Outras causas de zumbido são: uso de medicações (aminoglicosídeos, antiinflamatórios não-hormonais, AAS, antidepressivos tricíclicos, quimioterápicos como a cisplatina, etc), emagrecimento brusco, causas vasculares e raramente tumores da cabeça e pescoço.

A principal causa de barulho no ouvido é algo relacionado com a audição. Procure seu otorrino.