> Sintomas > Redução > Olfato

Redução do Olfato

A redução do cheiro pode ocorrer por causas condutivas de dentro do nariz ou causas centrais intracranianas.

Os receptores do cheiro encontram-se especialmente na porção superior do nariz, em estruturas como o corneto superior, parte do corneto médio, e na porção mais superior e posterior do septo nasal. Assim, qualquer doença inflamatória, infecciosa, traumática ou tumoral que ocorra nesta região, pode promover redução do cheiro.

Gripe e resfriado podem causar redução do cheiro agudamente e geralmente o quadro melhora após melhora do quadro de infecção viral.

Dentre os sintomas que podem aparecer na Rinite, a redução do cheiro pode ocorrer, especialmente nas rinites descompensadas.

Na sinusite aguda, a infecção aguda da mucosa do nariz e dos seios paranasais pode afetar os receptores do olfato e gerar redução do cheiro. Dentre os critérios clínicos diagnósticos estão: entupimento nasal, nariz escorrendo (rinorréia), associados ou não a redução do cheiro ou ausência do mesmo e dor de cabeça.

Apesar de raros, tumores nasais que ocupem a área dos receptores do olfato como um estesioneuroblastoma ou uma meningoencefalocele de seio etmóide anterior, podem lesar os receptores olfatórios gerando redução do cheiro como um sintoma comum.

Traumas cranianos geralmente provocam fraturas na área cribiforme, exatamente a área onde os nervos do olfato passam, entre o nariz e o cérebro. Dessa forma, a redução do cheiro pós traumática também pode ser comum nesses pacientes.

Rinite e sinusite podem alterar o olfato. Procure o médico