> Sintomas > Redução > Audição

Redução da Audição

Qualquer alteração no ouvido externo, médio ou interno pode levar à redução da audição. Como já exposto anteriormente no tópico “entupimento do ouvido”, a redução da audição pode ser causada por causas simples como a presença de cera (ou cerúmen) que obstrui o canal externo do ouvido, como por causas infecciosas ou doenças que acometam o nervo da audição.

Dentre as causas na orelha externa, que podem geram redução da audição, a presença de cera ou cerúmen é uma das mais freqüentes. Além da cera, qualquer alteração presente no canal externo do ouvido pode diminuir a passagem do som pelo mesmo, reduzindo a vibração da membrana do tímpano e gerando a sensação de redução da audição. Assim, presença de osteoma, otites externas ou corpos estranhos podem também ser responsáveis por esta sensação.

Como já exposto no tópico “dor de ouvido”, quando o paciente apresenta gripe ou resfriado, que não foram adequadamente tratados, pode cursar com acúmulo de catarro dentro do ouvido, atrás do tímpano. Se este catarro é infectado por bactérias, o paciente pode ter um quadro de otite média aguda, e se queixar de redução da audição, juntamente com dor de ouvido.

Outra causa de redução da audição é a Disfunção de Tuba Auditiva. A tuba auditiva é um “caninho” que liga o ouvido médio com o nariz e a garganta. O funcionamento adequado da tuba auditiva é importante para que haja equilíbrio entre a pressão de dentro da orelha média e a pressão atmosférica que está na orelha externa. A Disfunção de Tuba Auditiva pode ocorrer após um quadro de gripe ou resfriado, por inflamação da tuba auditiva, que passa a não abrir perfeitamente bem, não permitindo a equiparação das pressões. Assim, cria-se uma pressão negativa na orelha média e o paciente tem a sensação de redução da audição. Pacientes com disfunção de tuba auditiva podem cursar com dor de ouvido durante um mergulho ou durante a descida do avião, desencadeando um quadro denominado de barotrauma, com diversos graus de gravidade.

Especialmente nas mulheres, outra causa de redução da audição é a Otosclerose, que é a calcificação lenta e progressiva de um dos ossículos da orelha média, particularmente o estribo. A paciente inicia a redução da audição geralmente durante a gravidez, e refere que na família há também pessoas que apresentam redução da audição.

Uma causa de redução da audição freqüentemente observada em pacientes acima de 50 anos é a Presbiacusia. Trata-se do envelhecimento do nervo da audição, semelhante ao que ocorre com nossa visão a partir dos 40 anos, gerando redução da audição ao invés de redução de nossa visão. De acordo com o incômodo gerado ao paciente, prótese auditiva (aparelho de audição) é indicada para a amplificação do som.

Outra causa de redução da audição aguda é o que denominamos de Surdez Súbita. De causa ainda não completamente esclarecida, acredita-se que o herpes vírus possa ser um dos causadores. Gera uma inflamação aguda no nervo da audição, gerando uma neurite que cursa com a redução da audição. Aproximadamente 85% dos pacientes retornam a audição completamente; 10% parcialmente e apenas 5% cursam com redução da audição permanente.

Pacientes que são expostos agudamente a sons altos podem ter redução da audição transitória ou permanente, sendo denominado de trauma acústico.

Tumores que comprimem o nervo da audição também podem gerar redução da audição. Felizmente são raros, mas devem ser investigados pelo médico otorrinalaringologista.



Fique atenta se a TV está muito alta ou o aproveitamento escolar está baixo. Procure um otorrino.

.:: Dra. Francini Pádua ::.
criação de site MONTOO · otimização de site EXIBOO